|
(Lusa) - Um novo sistema de guia para deficientes visuais foi apresentado no Porto ao secretário Nacional para a Reabilitação que o considerou ''inovador e susceptível'' de ser implementado em Portugal.
O projecto consiste numa bengala dotada de um sensor acústico que permite que os cegos se orientem em espaços desconhecidos.
Através de um auricular, o deficiente visual vai recebendo informações sobre o trajecto que está a percorrer e o local exacto onde se encontra.
O funcionamento deste novo sistema obriga à colocação ao longo do trajecto de uma espécie de fita (ligada a um sistema electrónico central) que vai emitindo sinais eléctricos para o sensor colocado na bengala.
Em declarações à Agencia Lusa, Pedro Teixeira, um dos autores do projecto (em colaboração com Artur Costa, professor da Faculdade de Engenharia do Porto), referiu que o sistema poderá ser implementado, por exemplo, nos edifícios públicos.
O jovem investigador, finalista do curso de Engenharia Electrónica e de Computadores da Faculdade de Engenharia do Porto, salientou a necessidade do projecto ser apoiado pelo Estado em duas vertentes: desenvolvimento e implementação.
Relativamente aos custos para o utilizador, Pedro Teixeira, afirmou serem ''pouco significativos'', principalmente se houver apoio estatal.
O custo da bengala sonora deverá rondar os 20 mil escudos, enquanto o preço do sistema central variará consoante a complexidade exigida, disse.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|