DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  18/01/2000 - Lusa Enviar por email   Versão impressora
Universidades com banda larga
 
  (Lusa) - A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a PT Prime assinaram um protocolo que visa dotar várias instituições universitárias com redes de banda larga, aumentando a velocidade de transmissão de dados.

O projecto, designado RIAXO, vai permitir testar e consolidar as potencialidades da tecnologia ATM (Assincronous Tranfer Mode), que permite dotar as instituições universitárias de uma rede com débito até 5Mbits/segundo.
O presidente da FCCN, Pedro Veiga, sublinhou a importância de ''prototipar equipamentos e serviços nas instituições académicas e científicas'', como sucedeu há alguns anos com a Internet.
Segundo Pedro Veiga, as redes de banda larga vão permitir o desenvolvimento de aplicações até agora não disponíveis e a existência de laboratórios colaborativos virtuais, com a partilha de recursos humanos e equipamentos.

Embora o projecto Riaxo só hoje se inicie formalmente, e tenha uma duração prevista de 18 meses, o presidente da FCCN pensa já no passo seguinte, que passaria pela criação de uma rede de IP directamente sobre fibra óptica.
As instituições que vão estar interligadas pelas redes de banda larga são a FCCN (Lisboa e Porto), a Portugal Telecom, o Centro de Informática da Universidade de Coimbra, o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e o Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa.

< Notícia anterior
Site do congresso atacado
Notícia Seguinte >>
Polémica sobre a cópia de DVDs


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação