|
(Lusa) - O reactor atómico de Dimona, em Israel, estará inactivo nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro por causa do Bug do ano 2000, informou o Centro de Investigação Nuclear citado hoje pelo diário ''Iediot Ajronot'', de Telavive.
Numa declaração sem precedentes, porque em Israel não se fala abertamente do reactor atómico, fontes do centro nuclear indicaram que ''a população não tem motivos para se preocupar''.
A inspecção ao centro, de urânio natural e água pesada e com uma capacidade de 26 megawatt, incluiu experiências para garantir a preparação do reactor nuclear face a qualquer eventualidade, assim como um exame aos seus sistemas mais avançados.
Segundo as fontes do Centro de Investigação Nuclear, esta transparência informativa ''tem por objectivo evitar pressões internacionais sobre Israel''.
O Centro de Investigação Nuclear foi criado em 1959 - onze anos depois da fundação do Estado de Israel - por ordem do então primeiro ministro David Ben-Gurion como forma de garantir a segurança do país.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|