DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  15/03/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Leitores Portáteis de MP3
 
  Depois do suporte digital de música MP3 se ter implantado na Internet, é a vez dos aparelhos electrónicos portáteis capazes de reproduzir música nesse formato ficarem na moda. Existem leitores portáteis, leitores para automóveis e leitores de MP3 para substituir o leitor de CDs lá em casa.

Aliar as capacidades que o formato MP3 oferece não só em compressão como também em método de armazenamento (uma música em MP3 ocupa 8% dos espaço em CD relativamente a uma música convencional sem grandes perdas de qualidade sonora e pode ser guardado numa pequena porção do disco duro do seu computador) e tornar a sua reprodução possível em qualquer lado, sem que para isso seja necessário trazer os seu computador às costas, é o objectivo que a indústria electrónica quer atingir. Este mercado em franco crescimento tem cada vez mais soluções em aparelhos portáteis para ouvir ficheiros MP3.

Esqueça os ''Walkmans'' e os ''Diskmans'' e comece a pensar em qual destas novidades electrónicas vai ser o seu inseparável companheiro para tocar as suas músicas preferidas em qualquer local. Embora a oferta deste aparelhos seja muito variada só alguns modelos merecem particular atenção, quer devido à sua relação qualidade/preço, quer em relação às garantias que os fabricantes oferecem não só no que diz respeito à credibilidade do produto como à sua implementação mundial e fabricação em grandes quantidades.

O problema destas novidades electrónicas infelizmente é sempre o seu preço e a sua demora em chegar às lojas de venda a retalho em Portugal. Eis então algumas sugestões que estão a conquistar os Estados-Unidos:

O YO!MP3 é um modelo muito compacto mas oferece apenas 32 Megabytes memória, pesando somente 60 gramas e com possibilidade de adição de uma memória extra de 32 Megabytes paga à parte, tem o preço mais ''simpático'' entre estes aparelhos portáteis custando apenas 31.000$00.


O raveMP 2100 da Sensory Science Corporation custa aproximadamente 36.500$00 e apresenta 64 Megabytes de memória flash expansível até 96 Megabytes, com microfone incorporado, e permite ainda adicionar 64.000 números de telefone.


O Audiovox MPDj MP-1000 é bastante compacto, oferece um ecrã LCD, apresenta 32 Megabytes de memória tendo como grande vantagem o seu preço: 37.500$00. Dentro em breve estará disponível o MPDj MP-2000 com 64 Megabytes de RAM.


O I-Jam da I-Jam Multimedia é o mais compacto leitor de MP3 com Radio FM incorporado, com 32 Megabytes de memória expansíveis para 64 Megabytes e na versão que usa porta paralela custa 48.000$00, ou se preferir a versão USB vai desembolsar 55.000$00, tendo a possibilidade de escolher entre 5 cores. A I-Jam oferece músicas no formato MP3 no valor de 10.000$00 a quem comprar um destes leitores no seu site.


O modelo Rio 500 da Diamond Multimedia é já um produto maduro do fabricante com mais experiência nesta área que oferece 64 Megabytes de RAM, o que permite armazenar cerca de 2 horas de música, tem uma ligação USB para ligação ao PC e custa 52.000$00. Este novo Rio segue a ''filosofia imac'' estando disponível em diversas cores e com um design cuidado.


O Nomad da Creative Labs é um aparelho MP3 bastante semelhante ao Rio com 64MB de RAM, com qualidade de CD e é capaz de armazenar uma hora de música ou então 4 horas de voz e custa menos de 58.000$00. Está para breve o lançamento do Nomad II com capacidades adicionais como um sintonizador de rádio (FM).


O Lyra RD2204 da RCA Thomson tem ecrã LCD, 64 Megabytes de memória que permitem reproduzir duas horas em qualidade digital. Sendo produzido por um dos maiores fabricantes mundiais de produtos electrónicos foi o primeiro aparelho capaz de reproduzir ficheiros MP3 e RealAudio G2, com possibilidade de usar novos formatos de suporte de música no futuro, e pode tirar partido do programa Real Jukebox. O seu preço ronda os 52.000$00.


Os I2go são já soluções mais caras mas com mais motivos de interesse. Existem versões personalizáveis em termos de memória (a componente que mais se reflecte no preço) e existem três cores disponíveis. Todos modelos têm portas USB , microfone incorporado e ecrã LCD. Os preços variam entre 39.000$00 sem memória que tem que ser comprada à parte até 145.000$00 com 390 Megabytes.


O modelo Personal JukeBox PJB-100 da Remote Solutions é um topo de gama dos leitores portáteis de MP3, oferecendo um generoso disco duro da IBM com 4.86GB, tornando possível armazenar quase 82 horas de música. Além desta enorme capacidade de armazenamento o PJB-100 é capaz de armazenar música directamente dos CDs ou via Internet, é leve (cerca de 280 gramas) e compacto (150 x 80 x 26 mm), inclui um ecrã LCD que permite uma gestão personalizada das músicas armazenadas (que pode atingir 1.200 temas) e apresenta uma autonomia de 10 horas em reprodução. O único senão é o preço: aproximadamente 156 contos.

Todos estes leitores portáteis podem ser adquiridos via Internet em lojas virtuais dos Estados-Unidos e os preços aqui referidos não incluem portes de envio ou eventuais taxas alfandegárias.

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação