DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

11 Jun 2002 por Armindo Silva  
IBM: novo sistema de armazenamento de dados

A IBM demonstrou um novo sistema de armazenamento de dados com capacidade para um bilião de bits por polegada quadrada, o equivalente a capacidade de 25 DVDs.

 

Relacionados Relacionados

IBM com software para interligar super computadores

Sony com nova versão do Memory Stick


DIGITO Formação Digito Formação

A Utilização do Terminal Remoto 21 Dev 2002

Os Jogos 21 Dev 2002

Construção de Páginas Internet I 21 Dev 2002

Utilização do Microsoft Word 2000 21 Dev 2002

 

 

Utilizando a tecnologia Millipede, a IBM demonstrou um novo sistema de armazenamento de dados com capacidade para um bilião de bits numa área equivalente a um selo postal, apresentando uma densidade 20 vezes superior ao sistema de armazenamento magnético com maior densidade que se encontra no mercado.

Este novo sistema da IBM não utiliza meios magnéticos para o armazenamento dos dados, mas sim uma nanotecnologia que faz uso de várias pontas afiadas microscópicas que servem para verificar a existência de pequenos sulcos sobre um fino filme de plástico.

O sistema é composto por uma matriz de alavancas de silício com 0,5 micrómetros de espessura e 70 micrómetros de comprimento, e na sua extremidade está localizada uma ponta com menos de dois micrómetros de comprimento.

Na demonstração feita pela IBM foi utilizada uma matriz de 1.024 (32x32) dessas alavancas com uma área de nove milímetros quadrados, apresentando um sistema que garantia o perfeito nivelamento das alavancas em relação ao filme além de compensar vibrações de origem externa; e para endereçar cada uma das pontas, foi utilizado um sistema de multiplexagem similar ao que se utiliza nos chips de memória DRAM.

O processo de escrita é realizado através do aquecimento das pequenas pontas com o auxílio de uma resistência que é levada a uma temperatura de 400 ºC, e ao se aproximar do filme plástico, a ponta gera então um dos pequenos sulcos.

O processo de leitura é feito de forma similar, mas com o aquecimento das pontas a uma temperatura de 300 ºC que não é suficiente para deformar o filme plástico, e quando a ponta chega a um destes sulcos ocorre uma transferência de calor, promovendo um arrefecimento da resistência que por sua vez provoca mudanças nas sua resistividade, que é então utilizada para medições.

Para reescrever os dados, o sistema realiza uma série de sulcos próximos uns dos outros, de modo que suas bordas acabam por preencher os anteriores sulcos apagando assim os dados. Na demonstração, a IBM realizou mais de 100.000 ciclos de escrita e reescrita para confirmar a capacidade do sistema.

De acordo com responsáveis da IBM Reasearch, dentro de poucos anos este sistema poderá chegar ao mercado, uma vez que os actuais sistemas de fabrico de semicondutores podem ser utilizados para a sua produção.


 

Tecnologia Tecnologia

Nova lei europeia contra os chips nos tinteiros das impressoras

Ficheiros MP3 e Windows Media com código malicioso


Software Software

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos

Netscape 7.01 bloqueia a publicidade com pop-ups


Jogos Jogos

FIFA 2003 na liderança de vendas na Europa

Austin Powers como tema para jogo de pinball


Ciência Ciência

Tratamento do cancro fora do corpo

Ariane 5-ESCA explode após lançamento


E-business E-business

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas

Vodafone Telecel compra activos da OniWay


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China