DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

26 Nov 2001 por Armindo Silva  
Novo worm ataca servidores SQL

Um novo worm que pode ser activado através de um canal de IRC, pode provocar um ataque DoS (Denial of Service) em servidores Microsoft SQL mal configurados.

 

Relacionados Relacionados

Nova variante do Nimda anda à solta

Novo worm leva o nome de Bin Laden

Symantec defende reforço de legislação

Filme em DVD espalha vírus


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução ao Director 8 23 Dev 2002

Utilização do Microsoft Excel 2000 23 Dev 2002

PHP Avançado 23 Dev 2002

FreeHand v. 9 23 Dev 2002

 

 

Um novo worm, que pode ser activado através de um canal de IRC, foi detectado na passada semana pela empresa de segurança SecurityFocus. A empresa detectou um aumento de 600 por cento na circulação de bots (pequenos programas que funcionam como ''agentes'' activados por um utilizador) na rede, que podem ser utilizados para um ataque DoS aos servidores Microsoft SQL.

O Voyager Alpha Force, como foi denominado o worm, apresenta propriedades de auto-propagação semelhante às do Code Red, e pode ter a sua acção iniciada pela activação dos bots através de um canal de IRC protegido por password.

Os bots estão constantemente a monitorizar as conversações no canal de IRC e, quando um utilizador malicioso entra no canal, pode digitar um comando reconhecido pelos bots que passam a iniciar o ataque. Estes partem em busca de servidores Microsoft SQL mal configurados e, assim que infectam um, este passa a buscar outros servidores com a mesma vulnerabilidade na Internet.

O problema encontra-se na instalação do Microsoft SQL, que não pede por um Login de Administrador e Password, deixando o campo desta em branco. ''Se o servidor tiver acesso a partir da Internet, utilizadores poderão entrar deixando o campo da password vazio, tendo acesso completo à base de dados'', segundo afirma o analista Mark Read da MIS Corporate Defence Solutions.

Entretanto, este worm não deverá ter a mesma capacidade de propagação que o Code Red, uma vez que os servidores Microsoft SQL são menos utilizados. Para evitar o problema, a Security Focus aconselha às empresas que veriquem se têm a password em branco, e utilizar uma firewall na porta 1433, por onde os bots exploram a vulnerabilidade.


 

Tecnologia Tecnologia

Nova lei europeia contra os chips nos tinteiros das impressoras

Ficheiros MP3 e Windows Media com código malicioso


Software Software

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos

Netscape 7.01 bloqueia a publicidade com pop-ups


Jogos Jogos

Xbox sobe o volume de vendas este Natal

SimCity 4 chega em Janeiro


Ciência Ciência

Tratamento do cancro fora do corpo

Ariane 5-ESCA explode após lançamento


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China