|
Relacionados |
|
Microsoft mostra oficialmente a Xbox
Sharp lançará PDA com Linux
A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003
Os Jogos 5 Mar 2003
Introdução ao Mp3 5 Mar 2003
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
|
|
A Hewlett-Packard (HP) abandonou o projecto para desenvolvimento de dois PDAs e um telefone móvel GPRS baseados no sistema Linux.
A decisão está relacionada com o encerramento da Appliance and Calculator Operation (ACO), uma empresa australiana, controlada pela HP, que estava a desenvolver o projecto.
Esta informação ainda não foi confirmada pela HP, mas uma fonte próxima da ACO, citada pela ZDNet UK, na sexta-feira, revela que o fecho da empresa australiana vai implicar o cancelamento dos PDAs Calypso e Carbine, juntamente com um PDA e telemóvel GPRS.
Com lançamento previsto para Dezembro, o Calypso, seria equipado com um processador 133MHz StrongARM, além de touch-screen monocromático e um leitor de MP3. O dispositivo seria vendido com a marca Jornada.
Por seu lado, o Carbine utiliza a mesma arquitectura de hardware e software do Calypso, mas o seu tamanho foi reduzido, de forma a apresentar dimensões semelhantes às de um telemóvel.
O outro dispositivo, cujo nome não foi divulgado, era uma PDA e telemóvel, que suportava os standards GPRS, GSM e EDGE (um sistema de dados rádio mais rápido que o GPRS).
Os três produtos estavam a ser desenvolvidos como parte de um projecto, no qual a HP pretendia promover o software Chai-LX. Este resulta de uma combinação entre Linux e Chai, um clone do Java da Sun Microsystems.
O encerramento da ACO integra-se na política de redução de custos levada a cabo pela HP, no âmbito da anunciada fusão com a Compaq. Durante este ano a empresa já despediu mais de 4.000 trabalhadores, estando previstos mais dois mil despedimentos no primeiro semestre de 2002.
|