DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

12 Fev 2001 por Armindo Silva  
Publicação do genoma humano

O trabalho de mais de dez anos de dois grupos de cientistas foi oficialmente publicado nesta segunda-feira nas revistas Science e Nature.

 

Relacionados Relacionados

Genoma Humano num CD

Descoberto o genoma humano


DIGITO Formação Digito Formação

A Ligação à Internet 6 Mar 2003

Introdução à Internet 6 Mar 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Mar 2003

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

 

 

O genoma humano, conjunto de ligações bioquímicas que fornece várias informações sobre as características de formação de um ser vivo, foi oficialmente publicado nesta segunda-feira nas revistas Science e Nature, o que foi o culminar de um trabalho de dez anos de dois grupos de cientistas.

Já em fins de Junho de 2000 os cientistas confirmaram que 97 por cento do genoma humano havia sido descodificado, com 85 por cento deste código genético correctamente sequenciado, necessitando de cerca de mais três anos de pesquisa para obtenção do genoma completo.

Para além de ter revelado que o ser humano possui pouco mais do que o dobro dos genes de uma mosca, esta pesquisa poderá ter várias implicações no futuro da medicina, promovendo uma melhor compreensão do mecanismo de algumas doenças e a aplicação de tratamentos mais precisos e individuais a cada ser humano.

As pesquisas foram realizadas por duas empresas distintas: a Celera Genomics, empresa privada sob a liderança do Dr. Craig Venter; e a empresa pública Human Genome Project.

Entretanto já foi levantada uma polémica por parte da Human Genome Project que acusaram o Dr. Venter de restringir o acesso à informação e ainda cobrar honorários pelo seu trabalho. Vender defende-se afirmando que este comentário vem de um pequeno grupo de cientistas que desejam ficar com os ''louros'' da descoberta só para eles.

Apesar da controvérsia e da defesa do Dr. Craig Venter, foi noticiado no ano passado que a Celera Genomics estava a cobrar entre 5 a 15 milhões de dólares às empresas farmacêuticas que quisessem consultar os dados da pesquisa sobre o genoma.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China