DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

6 Nov 2001 por Rui Marques Guerra  
Estar em todo o lado, em 3D

A Teleportec disponibiliza uma tecnologia que permite a transmissão de imagens holográficas de pessoas, em 3D, através de circuitos digitais de banda larga.

 

Relacionados Relacionados

Teletransporte mais próximo?

Imagens em 3D sem óculos


DIGITO Formação Digito Formação

Corel Draw v. 9 3 Jan 2003

Como Configurar o Setup do PC 3 Jan 2003

Introdução à Internet 3 Jan 2003

Introdução a Redes 3 Jan 2003

 

 

A Teleportec disponibiliza uma tecnologia que permite a transmissão de imagens holográficas de pessoas, em 3D, através de circuitos digitais de banda larga. Deste modo, é possível, por exemplo, uma pessoa proferir uma conferência numa sala no Porto e ver a sua imagem, tridimensional e em tamanho real, ser projectada noutra sala em Lisboa.

Esta tecnologia é especialmente dirigida para vídeo-conferências, tendo a vantagem de apresentar a pessoa em tamanho real, possibilitando um melhor contacto visual e sem o atraso na sincronização entre o áudio e o vídeo (o período de tempo que demora entre os movimentos dos lábios e a chegada do som, tipo telenovela mexicana).

Uma câmara especial capta o objecto que será projectado, digitaliza-o e transmite esses dados para outro local pré-determinado, através de linhas de banda larga que suportam sinais vídeo e áudio. A imagem é, em seguida, transmitida através de um splitter e projectada num quadro de vidro, dando-lhe um efeito tridimensional.

O equipamento pode ser instalado em qualquer local, custando 5.000 dólares (1.118 contos ou 5.578,5 euros) por mês para cada local onde se irá projectar a imagem, ou poderá ser alugado por 500 dólares (111.839 escudos ou 557,84 euros) à hora.

A Teleportec já está a fazer a divulgação da sua tecnologia junto de empresas, agências governamentais e instituições académicas, aproveitando o facto de, depois dos atentados de 11 de Setembro, as viagens de negócio terem diminuído substancialmente.

Empresas como a BP ou a Nortel Networks já utilizaram a tecnologia da Teleportec, sendo que a imobiliária CB Richard Ellis, sedeada em Los Angeles, tem planos para mostrar propriedades de outras cidades aos seus clientes utilizando esta tecnologia.


 

Tecnologia Tecnologia

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004

Boeing abandona os planos para o Sonic Cruiser


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

China: sucesso no quarto lançamento espacial

Nasce o primeiro bebé humano por clonagem


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China