Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft545.html


Browser Opera em versão gratuita

A Opera Software está, desde o passado dia 6 de Dezembro, a disponibilizar uma versão gratuita do seu famoso browser ''rebelde'', o Opera 5.0 . No entanto, terá que ver publicidade enquanto navega. Apesar disso, esta pode ser uma boa forma de conquistar quota de mercado aos browsers dominantes, nomeadamente o Internet Explorer e o Netscape.

A nova versão apresenta algumas melhorias relativamente às versões anteriores. Continua fiel ao interface para múltiplos documentos, funcionalidade que possibilita a divisão do ecrã em várias janelas, cada qual com um site diferente. Quer em janelas em cascata quer em janelas que ocupam fracções iguais do ecrã, é possível entrar em vários sites em simultâneo, sem que se perca muito conteúdo.

Outras vantagens que mantém são o baixo consumo de memória, aliado ao facto de ser mais pequeno que os seus concorrentes. A publicidade na versão gratuita surge-nos no canto superior direito da barra de ícones. Para que a navegação não se torne mais lenta, e de acordo com Hakon Lie, director do departamento tecnológico da Opera Software, o browser vai buscar a informação publicitária uma vez por mês.

Para já está apenas disponível para a plataforma Windows e em inglês, mas a empresa prepara o lançamento de versões para outras plataformas, nomeadamente para a plataforma Epoc, usada em telemóveis e PDAs, e também noutras línguas (português incluído).

É possível escolher para download uma versão que suporte Java ( 9.5MB ) mas que é bastante mais ''pesada'' do que a versão normal ( 2MB ). Existe ainda a possibilidade de optar pelo registo, que custa 39 dólares (quase nove mil escudos) mas que está livre de publicidade.


Voltar à página anterior

Página principal