Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft444.html


Bugs afectam Microsoft e Netscape

Vieram a conhecimento público perigosas vulnerabilidades de segurança que afectam vários programas da Microsoft e o Netscape Communicator, que poderão dar acesso remoto aos ficheiros do utilizador.

No caso do Netscape Communicator a vulnerabilidade é originada por um Java applet incluido no browser que expõe um determinado directório do disco duro da vítima, que hackers podem manipular. Para os utilizadores serem afectados têm que visitar uma página com o código malicioso. A vulnerabilidade foi baptizada '' Brown Orifice '' (uma alusão ao programa troiano Back Orifice). O problema é originado pela linguagem Java da Sun e pode ser evitado se desligar as funções Java e Javascript do browser.

Por seu turno os produtos da Microsoft (como o Microsoft Office, Outlook e Internet Explorer) estão expostos a uma falha originada por uma funcionalidade do Word que pode tornar um ficheiro anexo do Word num poderoso ''troiano'', podendo importar bases de dados confidenciais. No entanto, para fazer uso deste bug é necessário saber à partida onde se encontra o ficheiro no computador da vítima com os dados a retirar.


Voltar à página anterior

Página principal