Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/software/noticias/soft271.html


Concurso nacional de software Microsoft

(Lusa) - Premiar aplicações desenvolvidas em Português para o ambiente Windows nas áreas de Ciência, Gestão, Educação e Internet é o objectivo do Concurso Nacional de Software que a Subsidiária portuguesa da Microsoft concretiza este ano pela terceira vez.

A MSFT, software para microcomputadores, Lda, anunciou ter acrescentado à edição de 1999 do concurso dois novos prémios: o Compaq/Escolas e o ICP/Universidades.
Os prémios especiais/ensino, o Compaq/Escolas e o ICP/Universidades, são patrocinados respectivamente pelo fabricante de computadores Compaq e pelo ICP (Instituto das Comunicações de Portugal), que os dotaram, cada um, de dois prémios (1.500 contos para o primeiro prémio e mil contos para o segundo).

Relativamente às quatro áreas principais, a Portugal Telecom patrocina o prémio para a de Ciência, destinada a distinguir aplicações cujo conteúdo ou funcionalidade tenham interesse científico ou tecnológico não directamente relacionados com a área de aprendizagem.

O IAPMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, patrocina o prémio para a área de Gestão e, especificamente, aplicações destinadas a permitir uma utilização mais adequada dos recursos da empresa a nível informático, incluindo planeamento e controlo da actividade das organizações.

O Semanário Expresso encontra-se também entre a lista das entidades apoiantes do concurso, patrocinando o prémio para a área da Educação, neste caso aplicações concorrentes com fins pedagógicos ou culturais.

A Telepac é a entidade patrocinadora do prémio para a área Internet, para distinguir qualquer "site", ou aplicação Internet, que possua um interesse claro para um dado conjunto de utilizadores da Internet, podendo o seu conteúdo abranger qualquer uma das áreas a concurso.

Às quatro áreas principais - Ciência, Gestão, Educação e Internet - podem concorrer indivíduos, entidades ou empresas. Os prémios especiais visam distinguir aplicações criadas exclusivamente por professores e/ou alunos, no âmbito da sua actividade no estabelecimento de ensino, e cuja temática possa incluir-se em qualquer uma das áreas a concurso.
O prémio patrocinado pela Compaq visa professores e/ou alunos de escolas do ensino secundário e o que o ICP apoia a aplicações criadas por professores e/ou alunos de instituições do ensino superior. As aplicações destinadas a concurso têm de entrar no secretariado do certame até 30 de Novembro, estando agendada a divulgação dos vencedores para Fevereiro de 2000.


Voltar à página anterior

Página principal