Depois das ondas de ataques de worms nos últimos meses, como o caso do Code Red e do Nimda, que afectavam máquinas que corriam o Microsoft Internet Information Services (IIS), algumas das empresas já estão a utilizar software alternativo, o que pode ser prejudicial para a empresa de Bill Gates.
A Microsoft ainda viu a situação piorada quando a empresa de analistas Gartner publicou um aviso onde alertava os utilizadores para o recurso a produtos alternativos ao IIS. Segundo algumas análises feitas, os recentes ataques do Code Red e do Nimda colocaram em baixo mais de 150.000 websites (número que se revelou posteriormente maior) que se localizavam em cerca de 80.000 máquinas que corriam o IIS. Mas destes 80.000, cerca de 2.000 voltaram ao activo utilizando software alternativo.
Como exemplo de grandes sites que mudaram da plataforma Windows para, por exemplo, o Linux, foram o Infoseek e o FBI.
Outra pesquisa feita pela empresa Netcraft revelou que o número de sites que utilizam o Microsoft IIS está novamente a aumentar, apesar da agitação causada pelo Code Red que levou muitos dos sites a utilizarem o patch disponibilizado pela Microsoft.
A pesquisa da Netcraft revelou ainda que a Microsoft detém quase 50 por cento do mercado de software de servidores Web, seguida pelo Linux, com quase 30 por cento, e pelo Solaris e o BSD com sete e seis por cento respectivamente.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação