A Microsoft decidiu retirar os Smart Tags da versão final do Windows XP que será lançado no próximo mês de Outubro. Apesar de ter sido incluída nas versões beta do novo sistema operativo, a empresa considera que ''esta funcionalidade ainda não deverá estar preparada aquando do lançamento do Windows XP'', segundo comentários do porta-voz da Microsoft.
Os Smart Tags, criados a partir da linguagem XML (Extensible Markup Language) permitem grande flexibilidade na manipulação da informação. Por exemplo, no caso do Office, ao escrever uma determinada palavra no Word, esta pode ter um Smart Tag que activa um menu direccionando a pessoa para um determinado site na Web.
A polémica instalou-se quando ficou mais ou menos claro que esta funcionalidade levaria a Microsoft a direccionar os utilizadores aos sites com conteúdos da empresa, o que contribuiria para o monopólio da empresa, uma situação comparada com o que aconteceu aquando da integração do Internet Explorer no Windows 95 e 98.
No entanto a Microsoft afirmou que os Smart Tags continuarão como funcionalidade integrante do Office XP, recentemente lançado no mercado.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação