DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
FLIP 3 certificado para Windows 2000

Corrector ortográfico e não só

Saiu o Flip 3 da Priberam

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  30/05/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
FLiP no Office XP português
 
  FLiP no Office XP português

A uma semana do lançamento do novo Office XP, a Priberam aproveitou a cerimónia de entrega de prémios da 4ª Edição do Concurso de Software Microsoft para divulgar o licenciamento do seu software linguístico à Microsoft.

O primeiro produto da Microsoft que vai incluir tecnologia linguística da Priberam é a versão portuguesa do Office XP. Neste produto serão incluídos alguns dos módulos do FLiP 3.

O contrato prevê ainda o eventual fornecimento de algumas das ferramentas para outras plataformas, nomeadamente o MacOs e o Windows CE. No caso do último, a Priberam já desenvolveu uma versão do corrector ortográfico do FLiP específica para este tipo de dispositivos.

Por outro lado, como fornecedora de ferramentas linguísticas para os produtos da Microsoft, a Priberam tem a partir de agora acesso a informação que permitirá a integração de outro tipo de produtos, serviços e tecnologias nas aplicações da Microsoft como por exemplo, dicionários bilingues, sistemas de tradução automática, ou ainda reconhecimento e síntese de fala.

A Microsoft já revelou interesse em avaliar as ferramentas para Português do Brasil que a Priberam está a desenvolver para eventualmente também as licenciar. A Priberam passaria nesse caso a ser responsável pela língua portuguesa nas suas duas variantes. O corrector ortográfico e o hifenizador para Português do Brasil já estão a ser testados num dos maiores jornais do Brasil.

O FLiP continuará a existir como um produto independente até porque na versão portuguesa do Office XP não foram incluídos os dicionários temáticos, as definições das palavras que se encontram em algumas das mensagens de erro do corrector sintáctico, nem os correctores ortográficos para outras línguas que fazem parte do FLiP 3.



< Notícia anterior
PaperQuote '01
Notícia Seguinte >>
Limpando o lixo do Windows


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação