DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Bill Gates apresenta Windows XP

Novo Windows e Office neste ano

Whistler Embedded Beta 1

Microsoft garante Whistler em 2001

Novidades na Microsoft

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  05/03/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Windows XP ''fechado a cadeado''
 
  Windows XP ''fechado a cadeado'' A Microsoft planeia utilizar um motor de inteligência artificial para combater as cópias ilegais do seu próximo sistema operativo. Basta o utilizador fazer um upgrade ao seu hardware para que este deixe de funcionar.

De acordo com a ZDNet UK, o Windows XP irá ''controlar'' o número de vezes que é reinstalado. Sempre que o hardware detectado seja ''significativamente diferente'', o próprio sistema irá desactivar o Windows XP, o que, em último caso, irá impedir que se façam actualizações frequentes do hardware utilizado.

O sistema utilizado pela Microsoft, o Windows Product Activation (WPA) é semelhante ao usado para monitorizar as transacções com cartões de crédito e tem como objectivo principal evitar que os utilizadores do Windows XP instalem a sua cópia em mais do que um PC.

O WPA utiliza códigos de activação criados a partir de uma imagem do hardware do PC. Sempre que o utilizador decidir mudar a sua motherboard ou a placa gráfica terá que pedir uma reactivação do seu sistema operativo. Terá que contactar a Microsoft, dar o número de identificação do novo hardware e receberá, então, um novo código de activação.

Este procedimento foi explicado por Neil Laver, gestor de marketing para PCs da Microsoft UK. No entanto, ainda está por definir o ''número razoável'' de reactivações possíveis.

Esta tecnologia já foi testada em países como o Canadá, Brasil, Nova Zelândia, Austrália e China. Para os utilizadores que se sintam lesados com esta situação, deverá ser posta à sua disposição uma linha telefónica para entrarem num ''processo de arbitragem'', descrito por Laver como ''uma forma de negociação''.

< Notícia anterior
Nova versão beta do iMesh
Notícia Seguinte >>
Audio CD Maker 2.0


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação