|
|
[Macro error: Can't locate an image object named "imagsoft45".]
A Wired News lança o alerta: O ICQ, o programa de mensagens mais usado em toda a Internet é um desastre de segurança prestes a acontecer.
Segundo alguns peritos em segurança o popular e prático programa ICQ abre as portas a qualquer ataque de hackers, spoofers e qualquer outra acção mal intencionada.
Todos os dias mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo usam o ICQ para transmitir mensagens rápida e fácilmente aos amigos usando a Internet. O número total de utilizadores de ICQ é já de 13 milhões, e a sua popularidade já se estendeu a pequenas e grandes empresas, já que reduz drásticamente o custo das telecomunicações clássicas como o telefone ou o fax. A sua vantagem em relação ao e-mail é a possibilidade de 'conversar' em tempo real e o facto de avisar imediatamente quando alguma mensagem é recebida (desde que se esteja ligado à rede nesse momento).
Segundo Jesse Schachter, engenheiro de redes, escrever no ICQ é o mesmo que escrever numa grande placa e mostrá-la a toda a gente. Todos podem ver as mensagens transmitidas e recebidas tal como qualquer documento ou ficheiro enviado. A companhia israelita criadora do ICQ, Mirabilis, responde que o programa nunca foi feito para troca de conteúdos sensíveis ou secretos. 'Estamos a melhorar o seu sistema de segurança, mas isto não é um sistema bancário'.
A Mirabilis foi comprada, esta semana, pelo fornecedor de acesso Internet norte-americano America Online.
|