DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  24/04/2000 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
Microsoft Pocket PC
 
  A terceira versão do sistema operativo da Microsoft para computadores de mão já está disponível. Será que à terceira é de vez?

Depois de ter tentado por duas vezes produzir um sistema operativo capaz de ''derrotar'' o popular Palm OS a Microsoft continua com uma quota de mercado bastante pequena neste segmento, mas o lançamento do Pocket PC (a terceira versão do Windows CE) poderá abalar um pouco a Palm Inc que, para já, mantém a liderança em computadores de mão.

A Palm Inc produz o sistema operativo e o equipamento (os computadores de mão propriamente ditos) mas há alguns meses decidiu licenciar o Palm OS a outros fabricantes para aumentar o número de utilizadores deste sistema operativo. A Microsoft, por seu lado, produz apenas o sistema operativo deixando a tarefa de produzir o equipamento a empresas como Compaq, HP, Casio e Symbol.

O novo sistema operativo Pocket PC é substancialmente diferente de versões anteriores do Windows CE: é mais fácil de usar, suporta ecrãs coloridos até 64 mil cores, tem novas versões de programas como Pocket Word, Pocket Excel e Pocket Internet Explorer, suporta som e imagem com um novo Media Player e inclui o Microsoft Reader para ler livros digitais. A julgar pelas primeiras reacções dos especialistas, e pelo passado recente da Microsoft, à terceira é mesmo de vez e o Pocket PC consegue ser um bom sistema operativo para computadores de mão.

O Pocket PC e os seus programas
Como qualquer sistema operativo que se preze o Pocket PC inclui, de base, diversos programas que permitem desempenhar uma série de tarefas:
  • Calendar - O programa de calendário permite, para além de consultar o calendário de várias formas, agendar reuniões, eventos, alarmes, escrever apontamentos relacionados com determinado dia/hora, etc.
  • Contacts - A agenda de contactos funciona como lista telefónica e permite adicionar nomes, moradas, números de telefone, endereços de e-mail e todo o tipo de informações sobre indivíduos e empresas com a possibilidade de incluir notas manuscritas, gravações de voz e outros itens.
  • Notes - O bloco de notas (não confundir com o notepad do Windows) permite escrever apontamentos de toda a espécie e juntar-lhe gravações de voz, imagens e outros itens. Graças à tecnologia Microsoft Transcriber é possível escrever as notas manuscritas (da mesma forma que se faria num pedaço de papel) e ver a letra ser reconhecida e transformada em texto digital.
  • Tasks - Semelhante ao seu congénere do Palm OS o Tasks é uma simples lista de tarefas a cumprir com a eventual indicação da sua urgência, notas em anexo, data em que a tarefa terá que ser concluída e a indicação de se está ou não concluída.
  • Pocket Inbox - Uma versão reduzida do Microsoft Outlook permite lidar com as principais tarefas relacionadas com o e-mail (ler, escrever, enviar, lidar com ficheiros anexos, etc) sincronizando com o Outlook do computador de secretária e permitindo o envio/recepção de mensagens com um modem ligado ao computador de mão.
  • Pocket Word e Excel - As versões reduzidas do Microsoft Word e Microsoft Excel permitem ler e editar documentos nestes formatos. Embora não seja prático escrever um grande texto num computador de mão o facto destes programas serem compatíveis com os seus irmãos de secretária permitem que os documentos criados em PCs tradicionais sejam lidos e alterados no computador de mão.
  • Pocket Internet Explorer - A versão Pocket PC do mais popular programa para navegar na web é compatível com html 3.2, suporta javascript e permite visitar a esmagadora maioria dos web sites disponíveis. As limitações são óbvias: o tamanho do ecrã do computador de mão é limitado e é necessário um modem especial (ou um telemóvel com infra-vermelhos) para poder navegar.
    Quem não possui modem pode tirar partido de um programa chamado AvantGo (incluído em todos os modelos de Pocket PC) que permite consultar diversos canais ''web'' que são actualizados quando o Pocket PC é sincronizado com o PC de secretária.
  • Pocket Money - O irmão mais novo do Microsoft Money pode ser utilizado por si só para gerir as finanças pessoais ou utilizado em conjunto com o Money no PC de secretária para manter todas as informações sincronizadas.
  • Pocket Streets - Para quem vive ou viaja muitos nos Estados Unidos este pequeno utilitário permite traçar rotas da rua X à rua Y mostrando todos os caminhos a percorrer. Os mapas gerados pelo Pocket Streets podem ser anexados a contactos, notas, reuniões e enviados por e-mail.
  • Microsoft Reader - O resultado de um dos projectos de investigação da Microsoft é um programa capaz de reproduzir livros no ecrã com uma clareza superior ao normal facilitando a leitura de livros digitais. O Reader inclui alguns clássicos mas será necessário comprar livros digitais (à venda em alguns web sites) para realmente tirar partido deste programa.
  • Windows Media Player - Uma das novidades, e também uma das grandes apostas da Microsoft no Pocket PC, é um programa capaz de reproduzir ficheiros MP3, WMA e MPEG permitindo ouvir música e ver vídeos em qualquer lugar. A grande limitação é a quantidade de memória incluída no computador de mão. O Windows Media Player foi também lançado para versões anteriores do Windows CE.
Onde é que o posso comprar?
O sistema operativo Pocket PC vem incluído na ROM dos mais recentes modelos de computadores de mão da Compaq, Casio, HP e Symbol e não está à venda em separado como acontece com os sistemas operativos para computadores de secretária. Quem já tem um computador de mão com Windows CE está com pouca sorte porque estes aparelhos não são actualizáveis por software (por culpa dos fabricantes).
No entanto nem tudo está perdido no que diz respeito a actualização: A Compaq anunciou um programa de actualização por substituição da ROM dos actuais modelos com Windows CE (por um determinado preço) enquanto a Casio e a HP anunciaram que vão disponibilizar a actualização dos actuais modelos com Windows CE sem avançarem com pormenores.

À terceira foi mesmo de vez
Tal como aconteceu no Windows, no Word, no Excel, no Internet Explorer e em muitos outros programas, só à terceira vez é que a Microsoft acertou. Em tom de brincadeira até o gestor de produto do Pocket PC admite que a Microsoft é conhecida por acertar ''à terceira''. A capacidade de reconhecimento de escrita do Microsoft Transcriber, o suporte para ecrãs coloridos, o suporte para sincronização mais rápida e a enorme simplificação do interface de utilizador tornam finalmente o Pocket PC (Windows CE 3) numa boa alternativa.
Mas o sistema operativo não é tudo e podem existir grandes diferenças em modelos diferentes de computadores de mão. Para escolher um ''brinquedo'' destes é necessário ter em conta as funcionalidades específicas de cada modelo e de cada fabricante e olhar com cuidado para o preço.
Em Portugal deverão aparecer os primeiros modelos de computadores de mão Pocket PC lá para Maio ou Junho, pela mão da Compaq, HP e Casio, e podemos adivinhar que irão custar entre os 100 e os 150 contos.

Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação