DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  15/03/2000 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
Uma alternativa chamada StarOffice
 
  Poucos são os utilizadores que dispensam um processador de texto, uma folha de cálculo ou outro programa do tipo ''Office'' e a esmagadora maioria utiliza um ou mais programas do popular Microsoft Office. Mas poucos são os que conhecem uma alternativa viável, e gratuita, chamada StarOffice que por zero escudos disponibiliza um variado leque de programas capaz de substituir por completo o pacote Microsoft Office.

O que é o StarOffice
O StarOffice é, como o nome indica, um pacote de aplicações semelhante ao Microsoft Office e que inclui programas que vão desde o processador de texto à base de dados. Os principais pontos fortes do StarOffice são o custo (gratuito), a compatibilidade com os ficheiros criados pelo Microsoft Office e a disponibilidade de versões para vários sistemas operativos, incluindo Windows e Linux, e em várias línguas incluindo português.
A principal desvantagem (que é apontada como vantagem pela Sun) é a necessidade de utilizar o StarOffice Desktop, o ponto de entrada do pacote, para utilizar o programa pretendido. Nas primeiras utilizações o facto de ser necessário "passar" pelo StarOffice Desktop é um pouco estranho, mas depois de alguns dias o utilizador facilmente se habitua a esta estranha "funcionalidade".

Programas incluídos
O StarOffice inclui um conjunto de programas perfeitamente equiparável ao Microsoft Office que são:
  • StarOffice Writer, um processador de texto muito semelhante ao Microsoft Word e que inclui correcção ortográfica em português (desde que seleccionada durante a instalação)
  • StarOffice Calc, uma folha de cálculo semelhante ao Microsoft Excel com todas as funcionalidades esperadas neste tipo de programas, incluindo a criação de gráficos
  • StarOffice Draw, um programa para criar e editar imagens
  • StarOffice Impress, um programa de apresentações semelhante ao Microsoft Powerpoint que inclui muitos ''templates'' para não ser necessário criar uma apresentação a partir do nada e com capacidade para animações e diversos efeitos visuais
  • StarOffice Base, um programa de bases de dados que infelizmente não chega aos calcanhares do Microsoft Access (nem consegue lidar com ficheiros criados pelo Access) mas que consegue satisfazer as necessidades de grande parte dos utilizadores
  • StarOffice Schedule, um programa de agenda e reuniões semelhante ao Microsoft Outlook (sem a funcionalidade de e-mail) e que inclui um componente de servidor para gerir a agenda de vários utilizadores em rede
  • Internet, o StarOffice inclui ainda outros programas para e-mail, newsgroups e navegação na web

E será que vale a pena?
Quem já utiliza o Microsoft Office 2000 a título individual não tem muitas razões para mudar para o Star Office mas para quem está a pensar comprar a nova versão do Microsoft Office ou quem necessita de implementar um pacote do tipo Office em ambiente empresarial o Star Office é uma alternativa a ter em conta sobretudo por ser gratuito, ter compatibilidade com os ficheiros do Microsoft Office e existir em versões para vários sistemas operativos. Se por um lado é verdade que o Office da Microsoft tem mais funcionalidades e é mais fácil de utilizar, também é verdade que os cerca de 140 contos que é necessário pagar por cada cópia do Microsoft Office 2000 Premium dão que pensar a qualquer um.

Pela nossa experiência vale a pena passar pelo web site da Sun e fazer o download do Star Office 5.1 (cerca de 60 Megabytes) que, entre outras línguas, está disponível em inglês e português.

Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação