DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  1/09/99 - Pedro Chichorro Enviar por email   Versão impressora
Sozinho? Odigo
 
  Sozinho? Navegando por entre páginas, procurando por algo, por alguém... uma palavra amiga?
Porque não experimentar o Odigo? Com ele instalado, pode ver quem está a visitar o mesmo site ao mesmo tempo e trocar impressões com essa pessoa.
Mas isto é apenas uma das potencialidades do Odigo.

O Odigo tem um "não sei quê" de cativante. Pena é que ainda tenha poucos adeptos, o que reduz a utilidade do programa.
Ao instalar e configurar, o utilizador pode inserir dados pessoais bastante aprofundados. Só na parte dos interesses a coisa desce mesmo à mais profunda das taras (saudáveis- sempre).
O interessante no correcto preenchimento destes campos é que depois podemos usar o radar para procurar gente parecida connosco e saber que páginas elas visitam mais.

Isto vem tudo a partir de um conceito idealizado há mais ou menos dois anos onde a Net é comparada com uma colónia de formigas.

Quem duvida que os cibernautas andam um pouco às aranhas por esta teia? Como sinalização dispomos de motores de busca nem sempre fiáveis e acabamos sempre por navegar nos mesmos sites e nunca damos hipótese a outros - se calhar mais interessantes.
Claro que pode navegar sem olhar para onde e seguir links aqui e ali, às vezes encontramos pérolas, mas isso acontece nos primeiros tempos de vício. A paciência esgota-se.

Formigas, falávamos de formigas. As formigas são pequeninas num mundo grande mas no entanto fazem filinhas perfeitas em direcção ao grande e suculento pedaço de compota. Como fazem isto? Quando não há alimento, algumas formigas andam à deriva deixando sempre atrás delas um odor para que possam depois voltar a casa (não, no Ciberespaço não precisamos de largar odores).
Quando uma dessas formigas aventureiras encontra algo de interessante corre a avisar as outras e aqui a glândula odorífica passa a ser outra.
Ao chegar a casa as outras formigas sentem o cheiro típico de quem encontrou comida e seguem-no. Quando chegam ao alvo, pegam num pedaço e voltam para trás deixando o mesmo cheiro.
Fascinante, não? Pois há quem ache que temos muito a aprender com as formigas.

Quando estamos com paciência de navegar sem destino e encontramos algum site de interesse guardamo-lo para nós, na pasta de favoritos. Se o Odigo estiver alerta, esse site vai passar a constar numa base de dados indicando que uma certa pessoa com determinados interesses costuma passear muito por aquelas bandas. Daí, talvez seja interessante avisar o resto do pessoal com as mesmas características.

Quando falamos de características de um utilizador, neste caso falamos de idade, sexo, localização geográfica, língua(s), disposição, intenções, profissão, signo e estado civil. Como se não fosse suficiente, ainda tem os interesses que são inúmeros e para ver ao ponto que isto chega, o estado civil não se resume ao solteiro e casado. Sim porque pode ser solteiro mas ocupado ou divorciado com ou sem filhos.

Para se sentir mais próximo da possível alma gémea ou para discutir aqueles temas que os seus amigos não entendem, o Odigo chegou.
Mais um? Talvez não, mas o ICQ decididamente não será destronado.

Autor: Novawiz
Download: Odigo (5.1MB)
Sistema recomendado: Pentium 100, 32Mb RAM, IE3 ou Netscape
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação