DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

Impressões Digitais, por Miguel Vitorino
Pela desconsolidação!

Definitivamente, a imprensa portuguesa apanhou o "tique da consolidação". É uma daquelas palavras da moda que se podem usar em todas as situações que ninguém leva a mal. Mesmo que estejam em causa as dificuldades financeiras de um novo operador móvel ou da falência iminente de mais um ISP.

 

Opinião Opinião

MIGUEL VITORINO
Especialista em Tecnologias de Informação
 
PERFIL
Um dos pioneiros do jornalismo on-line em Portugal, foi fundador e director da extinta publicação electrónica Recortes. Fundou e dirigiu a revista Spooler, e foi jornalista das revistas ComputerWorld/Correio Informático e Cérebro/PC World. Foi ainda director técnico de "A Rede BBS", a primeira a dar acesso à Internet em 1992.

No próximo mês, não perca a coluna de João Lopes Marques!

 

 

Estou desiludido com os media nacionais. Como acontece ciclicamente, os jornalistas lusos apanharam outro tique: o de usar a palavra "consolidação" nos mais variados contextos de negócios. É das tais palavras da moda que se podem usar em todas as situações que ninguém leva a mal.

A Oniway tem dificuldades financeiras? É simples de resolver. Como o mercado nacional não suporta mais um operador de telemóveis, a solução é consolidá-lo com um seu concorrente. Não convém lembrar que estamos a falar de um sector com um volume de negócios fabuloso graças aos oito milhões de clientes e onde dois dos três operadores têm tido lucros gigantescos. Também não vale a pena mencionar os atrasos repetidos no UMTS, o falhanço das negociações de interligação no GRPS e um plano de negócios lírico.

Fala-se que há mais um ISP prestes a falir? Isso quer dizer que o mercado está pronto a ser "consolidado". Não convém maçar os leitores com a questão da má gestão, investimentos excessivos nem o jogo sujo do operador de comunicações incumbente. Ah! E também não há que gastar o tempo dos leitores a mencionar o facto de termos um rátio de ISP por cibernauta dos mais baixos da Europa.

Poderia mencionar que a excessiva concentração nos mercados é má para os consumidores, gera desemprego e pode criar situações de ruptura - imagine o que aconteceria no país se os investimentos no estrangeiro dos grupo PT e EDP levassem estas firmas à falência. Estes são assuntos maçudos que dão que pensar e como estamos em época estival, vou tentar fidelizar o leitor a esta crónica com o que poderia acontecer se a febre da consolidação aparecesse noutras áreas. Espero que se divirta!

Religião Cristã e Islamismo fundem-se

O Papa confirmou hoje, em conferência de imprensa, o sucesso das negociações para a fusão da religião Cristã com o Islamismo. Segundo o pontífice, "numa altura em que começam a aparecer inúmeras seitas e pequenas religiões, a consolidação de religiões com os mesmos valores humanos é inevitável. Esperemos também que esta fusão elimine as razões para alguns dos ataques terroristas". Foi nomeada uma task-force mista que vai tentar fundir os Escritos Sagrados das duas crenças, aquilo que alguns já apelidam "O Próximo Testamento". Quanto à questão sensível da identidade do Ser Todo-Poderoso, o Papa preferiu o humor "Deus e Alá, caso não sejam a mesma entidade, decerto são bons amigos".

Porto e Boavista fundem-se

Valentim da Costa revelou aos jornais que as negociações para a fusão entre Porto e Boavista estão prestes a chegar ao fim. Esta acção dos dois clubes da cidade nortenha iniciou-se pouco depois de circularem os rumores de fusão dos seus rivais lisboetas Benfica e Sporting. Para Valentim da Costa, futuro presidente do novo clube, o negócio do futebol está complicado e a junção da dimensão e mística do Porto com a boa gestão do Boavista vai permitir criar um clube que pode lutar nos mercados internacionais pela compra e venda de jogadores de elevada craveira. Apurámos que o único ponto na mesa por resolver é o nome do novo clube. Algumas propostas são Portovista, Boapinta e Bomporto.

Concelhos de Oeiras e Cascais fundem-se

As limitações orçamentais e a competição de outros concelhos levou as autarquias de Oeiras e Cascais a anunciar a sua consolidação num único executivo. Num conferência de imprensa conjunta, os autarcas mencionaram que esta fusão potenciará uma diminuição de despesas e uma maior competitividade face ao crescimento de concelhos limítrofes, especialmente o de Sintra.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China