DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Nesta notícia
A Claw é fácil de instalar e configurar, e não necessita de software adicional
 
  Links relacionados
Página oficial da Claw

 
  Pub
 
  Pesquisar
 

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S  Especial Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  11/01/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Claw, uma garra para o Quake
 
  Denominado Claw (Garra em inglês), este controlador de origem australiana elaborado pela Ferraro Design é dedicado aos shooters ao bom estilo do Quake, Half-Life, Unreal Tornament, substituindo os vários comandos que os jogadores activam através do teclado.

No entanto é de referir que a Claw não substitui o rato, só o teclado. Mas o mais interessante, e o que a torna tão prática, é o facto de funcionar em conjunto com o teclado, ou seja, a Claw conecta-se em paralelo com o teclado sem influenciar o funcionamento do mesmo.

Instalação fácil e rápida
Antes de recebermos a Claw para análise, sabíamos de antemão que se conectava em conjunto com o teclado, e que isso talvez complicasse a sua instalação e configuração. Foi com surpresa que vimos que não só é extremamente fácil de configurar, como não necessita de software para instalação. O jogador recebe a Claw e é só conectá-la e configurá-la para começar a utilizar.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem564".] Inicialmente, com o computador desligado, o jogador deverá desconectar o teclado e conectar a Claw, para depois ligar o conector do teclado na ficha fêmea da Claw. Se as conexões forem feitas correctamente, ao ligar o computador a Claw emitirá um único som de ''beep'' confirmando estar pronta para configuração.

Na sua parte inferior a Claw possui dois botões: um que pode ser posicionado para configurá-la ou para jogar, e outro que selecciona um dos dois bancos de memória disponíveis para configuração. Com estes dois bancos de memória, os jogadores poderão ter duas configurações distintas, para dois diferentes jogos, segundo a sua preferência.

Configuração: Mais simples impossível
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem565".] A Claw possui nove botões, que se adaptam perfeitamente aos dedos da mão esquerda graças à sua excelente forma ergonómica, que propicia um bom apoio e descanso para a mão. Os botões são distribuídos da seguinte maneira: quatro para o polegar, dois para o indicador e um para cada um dos restantes dedos.

Para cada um dos botões pode ser atribuída uma tecla do teclado, ou em outro modo, a cada um deles poderão estar associadas até cinco teclas do teclado.

Para configurar a Claw basta colocar o primeiro botão da parte inferior na posição ''Program'' fazendo com que a garra emita um som contínuo. Depois de escolhido um dos noves botões, pressionamo-lo e a seguir a garra passa a emitir um som intermitente; no passo seguinte selecciona-se uma das teclas do teclado, por exemplo o ''E'' e pressionamo-la; a partir daqui, a Claw emite novamente um som contínuo, estando então programado o botão escolhido para a tecla ''E''. [Macro error: Can't locate an image object named "imagem567".]

Para configurar múltiplas teclas para um mesmo botão da Claw, basta seguir os passos anteriores, só que em vez de passarmos a outro botão, permanecemos no mesmo até o limite de cinco teclas. Esta funcionalidade permite configurar um único botão para uma combinação de teclas, como o Ctrl+Alt+Del que faz o reboot ao computador. Apesar deste exemplo ser só para ilustrar a funcionalidade, é lógico que não faz sentido configurar um dos botões para tal!

Basta repetir estes simples passos acima para os botões que desejar e assim que terminar basta colocar o botão da parte inferior na posição ''Play'', estando a Claw pronta para ser utilizada. De certo modo podemos dizer que os botões da Claw acabam por fazer uma ''mímica'' dos botões do teclado que escolhemos.

Convém também dizer que não é necessário ter o jogo para o qual queremos utilizar a Claw carregado para configurá-la. Nomeadamente no teste que efectuámos, configurámos a Claw em Windows para depois carregar o Quake III e testá-la.

A Claw é compatível com os sistemas Windows 95/98/NT/2000, DOS e Linux, sendo utilizável com computadores IBM PC e compatíveis. No entanto a Claw não funciona com teclados USB, sendo no entanto compatível com os conectores DIN-5 e PS2.

De garra na mão
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem566".] Quanto à utilização da Claw podemos dizer que ficámos satisfeitos com a funcionalidade e posição da mão graças à sua ergonomia. Claro está que é preciso um tempo, apesar de não muito longo, para o jogador se adaptar às ''novas teclas'', principalmente depois de já ter jogado muito com o teclado. Mas depois de alguns jogos, não resta dúvida que conseguimos tirar grande partido da Claw, aumentando o rendimento em jogo.

Devido à liberdade de configuração que permite, cabe a cada jogador experimentar a que melhor lhe convier, podendo tirar grande proveito da combinação de teclas num único botão para, por exemplo, conseguir um ''rocket jump'' bem coordenado.

Na nossa opinião, não restam muitas dúvidas de que a Claw criou um novo standard no que diz respeito a controladores para os shooters em primeira pessoa como o Quake, podendo ser considerada como uma referência para este estilo de jogos.

Como adquirir a Claw?
Para quem quiser adquirir uma Claw, a compra on-line pode ser feita directamente através da página oficial do produto, utilizando cartão de crédito através do sistema de segurança on-line Eway, ficando por um preço de 125 dólares australianos (cerca de 15 contos) já com os custos de envio. O comprador deverá pagar ainda uma pequena taxa alfandegária uma vez que é um produto originário de fora da União Europeia.

Gostaríamos de deixar aqui os nossos agradecimentos a Jason Ferraro, presidente da Ferraro Design, e Merrin Will, director de vendas da empresa, que se apresentaram sempre disponíveis quanto ao envio da Claw para análise assim como os contactos por e-mail. Aqui ficam os nossos agradecimentos.





Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação