DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
A inteligência artificial dos corredores é excelente, desafiando o jogador em cada metro de pista.
 
  Links relacionados
Electronic Arts

Página Oficial do F1 2000

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19/05/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
F1 2000
 
  Elaborar um jogo utilizando o tema da Fórmula 1 é de muita responsabilidade para as produtoras de jogos, pois para conseguir um bom realismo é preciso, além da elaboração do jogo propriamente dito, conseguir as licenças para poder utilizar os nomes das equipas e corredores para acrescentar aquele algo mais que consegue prender o jogador.

E a aposta da Electronic Arts com F1 2000 parece ter vingado, apresentando um jogo sólido, atraente e muito imersivo, tendo o senão de precisar quase de um super computador para tirar o máximo proveito dos gráficos.

Às corridas...
Ao corrermos o jogo pela primeira vez não são só os gráficos que nos chamam à atenção, muito mais que o grafismo o modelo físico do jogo apresenta-se de forma excelente sendo difícil encontrar algum comportamento menos real por parte do carro. Devido as várias opções é possível ao jogador ajustar o nível de dificuldade a seu gosto. No máximo de realismo os mais entusiastas das simulações de corridas não vão ter o que reclamar da condução dos carros, percebendo após algumas voltas como o carro se comporta e as alterações necessárias a serem feitas.

O menu de setup do carro apresenta-se bastante compreensivo com diversas opções de ajuste como a amplitude de viragem da direcção, travões, velocidades, potência, entre outras; que se tornam fundamentais para o desempenho do bólide. É pena que a única maneira de analisar as alterações do carro seja pelo tempo que o jogador leva para dar uma volta na pista e a sensação de condução, não apresentando as medições informáticas feitas nas Boxes pelos mecânicos. Também não se pode ter tudo!!

No menu principal do jogo encontramos as usuais opções de corrida. Podemos optar por treinar numa das 17 pistas existentes sem nenhum oponente, ou entrar numa corrida rápida numa delas. No entanto é no modo de Campeonato através de todas as pistas que temos a hipótese de conhecer melhor as equipas e os corredores, estimulando-nos cada vez mais para fazer melhor na corrida seguinte esperando uma competição feroz por parte dos oponentes.

Inteligência Artificial...
Por falar em competição, em F1 2000 ela faz-se sentir de maneira muito forte. A inteligência artificial dos corredores é excelente, desafiando o jogador em cada metro de pista. É possível inclusive sentir algumas nuances de comportamento entre diferentes corredores. Apesar de algum tempo depois do início da corrida a agressividade dos corredores ser um pouco exagerada, ela acaba por ser importante, pois torna a corrida de Fórmula 1 naquilo que ela é, rápida, perigosa e muito competitiva.

Gráficos e som...
É aqui que a situação fica mais séria! Mesmo na configuração do PC recomendada com um Pentium II 450 e 128MB de RAM, F1 2000 corre de maneira muito lenta, tornando o jogo quase impossível de se jogar. Isto numa resolução de 640 X 480 com a maioria das opções gráficas desactivadas, fazendo com que o grafismo pareça antiquado e feio. Comparando com outros jogos da Electrinic Arts, como Need for Speed 4 que corre com muita fluidez, não se compreende porque optaram por um motor gráfico para computadores de gama alta.

As músicas da banda sonora são boas e adequadas ao ambiente do jogo, no entanto os efeitos sonoros não são nada de especial. Os sons dos motores são demasiado sintéticos faltando algumas variações que as versões reais dos carros são capazes de emitir. Os sons dos pneus são regulares fazendo-se ouvir nas situações de travagens mais fortes, dando a ideia de que puxamos o carro até o limite.
Temos a particularidade interessante do chefe de equipa, que nos mantém constantemente informado sobre acidentes, tempos e posições de outros corredores além de nos alertar em relação as paragens nas boxes.

Em resumo
F1 2000 é sem dúvida um excelente jogo, é pena precisarmos de um super PC para uma grande fluidez com o máximo detalhe gráfico. Apesar disso, o jogo apresenta muitas configurações e se o jogador tiver paciência poderá achar a mais adequada à sua máquina.

A componente multiplayer também não foi muito desenvolvida, podendo-se jogar com outras pessoas directamente apenas através da troca de endereços IP. Esperemos que a Electronic Arts desenvolva um serviço na Internet que facilite a localização dos IPs de outros jogadores.

Com todo o ambiente e ''glamour'' da Fórmula 1 retratados em F1 2000, este é sem dúvida um título que merece toda a atenção.



Gráficos Som Interesse Total
  19 14 18 17  


Autor Electronic Arts

Sistema recomendado
Pentium II 450MHz, 128MB de RAM, Windows 95/98, CD-ROM 16X, 500MB de disco, Aceleradora 3D compatível com Direct3D

Download ( MB)
 
 


Mais análises >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação