DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
As poucas modificações adicionadas em termos gráficos tornaram o jogo mais bonito, mais limpo.
 
  Links externos
Maxis

SC3000

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  5/03/99 - Pedro Balbis Enviar por email   Versão impressora
SimCity 3000
 
  Em 1987, um senhor de seu nome Will Wright, resolveu criar um jogo de simulação que consistia na criação e gestão de uma cidade, não sabendo que este se iria tornar num dos mais importantes jogos de computador da década seguinte. Quem diria que gerir uma cidade podia ser uma coisa divertida? Pelos vistos Will Wright sabia e para prova-lo estão as mais de seis milhões de cópias vendidas de SimCity e da sua primeira sequela, SimCity 2000.

De que se trata?
Começando com um bom pedaço de terreno virgem, o nosso objectivo é criar (e manter) a metrópole dos nossos sonhos. O primeiro passo é construir as infraestruturas necessárias para que a nossa cidade se possa desenvolver, estação de fornecimento de energia eléctrica e de água. Feito isto, é necessário definir as regiões da nossa cidade de acordo com as suas finalidades: zonas residenciais, comerciais e industriais. Mas isto é só o começo, claro!

Novidades, novidades
As diferenças entre o SC2000 e o 3000 são poucas (calma...não comecem já a pensar que os jogos hoje em dia não evoluem) mas acertadas, em vez de sobrecarregar o jogo com novas funcionalidades, a Maxis tentou uma outra abordagem, colocou apenas aquilo que (na opinião deles) poderia contribuir para um aperfeiçoamento (e não uma mudança) do jogo. Desiludidos?

Passemos aos factos
Para além da inclusão de novas classes de edifícios (entre as quais os LandMark Buildings, do tipo histórico, como o Arco do Triunfo ou a Estátua da Liberdade), houve um aumento nas nossas responsabilidades, agora somos responsáveis pelo tratamento dos nossos lixos, através de lixeiras e centrais de reciclagem (não, não existe co-incineração). Podemos ainda enviar os lixos para outras cidade para serem tratados (ou o inverso), assim como vender (ou comprar) energia ou água. Outra das pequenas alterações foi introdução de um ''news ticker'' em substituição do jornal de SC2000.

Mais bonito, mais limpo
As poucas modificações adicionadas em termos gráficos tornaram o jogo mais bonito, mais limpo, mas ficam longe do que os mais exigentes poderiam esperar. Podemos fazer zoom como nunca foi possível, até ao ponto de vermos os nossos cidadãos na sua labuta diária, de casa para o trabalho , ou usufruindo de um dos espaços de recriação construídos por nós. No entanto ficamos longe do espectáculo 3D, prometido pela Maxis em tempos.

Comunidade
Um das boas apostas foi a criação de um sentido de comunidade nos jogadores de SimCity, para isso a Maxis desenvolveu o simcity.com, onde são frequentemente colocados várias adições (edifícios, mapas, cidades) e onde podemos discutir e aprender todos os métodos de construção e manutenção de uma cidade. Brevemente será ainda disponibilizado um editor que permite a criação dos nossos próprios edifícios.

Menos é mais
SimCity 3000 é sem dúvida um (muito) bom jogo, não ficando em nada atrás dos seus antecessores e até mesmo de muitos dos jogos criados hoje em dia, no entanto não podemos deixar de pensar que podia ter ido um pouco mais longe, as pequenas modificações apesar de boas, parecem insuficientes passadas umas boas horas de jogo. Apesar de tudo, e passados 10 anos, SimCity ainda vive!

Gráficos Som Interesse Total
  18 18 15 17  


Autor Bullfrog

Sistema recomendado
P166, 32MB RAM, 2MB de placa gráfica, placa de som compativel com Direct X

Download (* MB)
Não disponível 
 


Mais análises >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação