Projecte e construa as maiores, melhores e mais excitantes montanhas russas neste novo título da Hasbro Interactive e da Microprose.
Projectado por Chris Sawyer, já conhecido por Transport Tycoon, este jogo pode ser descrito como uma simulação de um parque de diversões onde a principal atracção está no complexo desenvolvimento e criação das montanhas russas. A partir de uma análise básica, podemos pensar ser este um clone de ''Theme Park'', porém as montanhas são o centro das atenções do parque, assim como do seu desenvolvimento económico.
Como é o jogo afinal?
Na demo foram apresentados uma série de cenários, cada um com um objectivo diferente. Ao jogador pode ser pedida a construção de um parque que atraia 200 pessoas, sendo este um dos objectivos a atingir. Num outro cenário, o controlo económico é necessário para se obter um valor de $15.000 num período de três anos.
Estes objectivos são só um dos pontos a ter em atenção nos cenários, há que considerar os elementos físicos do parque. Podemos começar com um terreno vazio construindo o parque a partir do nada, como também ser fornecida uma série de montanhas, florestas e lagos, onde fica a seu cargo decidir quais destes recursos serão usados para benefício do parque, ou quais serão retirados. Em outros cenários pode ser testado a sua habilidade nos negócios, sendo fornecido um parque totalmente desenvolvido. Aqui ficará a cargo do jogador levar o parque até um certo nível económico.
Poupando
Como no SimCity, o dinheiro com que se começa tem de ser cuidadosamente utilizado, sendo os empréstimos uma possibilidade no desenvolvimento do parque. Quando fazemos pausa no jogo, não podemos construir e uma vez construído um edifício não se pode voltar atrás. Deste modo, o cuidado com o dinheiro gasto na construção é muito importante.
Como um puzzle 3D!
Como já foi dito, as montanhas russas são o mais importante. Apesar de existirem outras atracções, aquelas serão o seu principal desafio. Existe uma grande variedade de ''Coasters'', e algumas vão aparecendo consoante o gasto efectuado em pesquisas. A construção destas podem ser consideradas puzzles tridimensionais, são muitas as curvas, subidas e decidas que podem ser utilizadas. Apesar de podemos criar os nossos próprios designs, existem alguns pré-concebidos que podem ser utilizados por aqueles que têm pouca experiência (ou paciência).
Pontos de vista...
Tendo ângulos de visão similares a SimCity 2000 e Transport Tycoon, o mapa possui uma perspectiva isométrica e pode ser rodado em incrementos de 90 graus. Existem três modos de zoom e as resoluções vão desde 640x480 até 1024x768 ambos em 256 cores. Existe ainda um grande número de janelas para controlo e informação.
Sendo o método de jogo baseado em cenários, não existe (infelizmente) um modo livre de jogo. Um dos responsáveis da Hasbro, Dana Henry, afirmou que antes do lançamento do jogo estão pensando no desenvolvimento de um modo de jogo com essas caracteristicas. Mesmo que isto não venha a acontecer, uma vez que os objectivos do cenário sejam atingidos, o jogador pode continuar a desenvolver o parque livremente.