DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
É de notar que o ''grande'' Sid Meier deixou de fora Portugal. É nesse ponto que digo que talvez o período colonial ao qual ele se refere não é o mesmo que conhecemos!
 
  Links externos
Página Oficial

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  18/07/98 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Colonization
 
  Este jogo de Sid Meier que saiu algum tempo depois do mais que conhecido Civilization é um jogo baseado em turnos onde você deve controlar todos os meios que fazem parte da sua colónia, não sua mas da Coroa, e levá-la ao desenvolvimento e quem sabe a independência, se conseguir!

Colonization é basicamente um jogo de estratégia que cobre o período colonial desde a descoberta da América 1500A.D. até os meados do século 19.

Escolhendo a Nacionalidade
O jogador faz o papel de descobridor e escolhe uma das quatro nacionalidades existentes (Espanha, Inglaterra, Holanda e França). É de notar que o ''grande'' Sid Meier deixou de fora Portugal. É nesse ponto que digo que talvez o período colonial ao qual ele se refere não é o mesmo que conhecemos!

Cada uma das nações tem características próprias. Como exemplo a Espanha tem um bónus de attack contra as aldeias indígenas enquanto os franceses possuem relações mais pacíficas com os índios.

Logo após as selecções iniciais você se encontra a bordo da sua caravela pronto para navegar os sete mares em busca da terra prometida, terra essa que não demora muito a aparecer! Os cenários são randómicos embora você também tenha a opção de escolher o mapa real das Américas onde o jogo obedece mais ou menos aos locais colonizados pelas nações.


Construindo a Colónia
Ao chegar, você deve procurar um lugar para construir a sua primeira vila para dar início ao seu pequeno Império. Depois disso, uma boa administração interna de cada vila é necessária para que o jogo corra como deve ser. Procurar por minas de ouro e minérios, plantar cana-de-açúcar, tabaco entre outras coisas, são meios de se conseguir mercadorias para comercializar não só com a pátria mãe como com os índios e as vilas das nações concorrentes.


Isto não é assim tão fácil porque a Coroa vai começar a exigir taxas de impostos sobre tudo o que você comercializa. Acontecendo isto você pode se revoltar e "jogar no mar" toda a mercadoria sobre a qual a Coroa quer cobrar o imposto. Isso acaba por resultar em boicote na Coroa aos seus produtos, que pode ser resolvido através de um pequeno "bug" do jogo. Quando você estiver preparado para vender os seus produtos na Coroa pressione "U" e tudo volta ao normal.

Além disso tudo, também tem à sua disposição vários colonos cada um com uma habilidade especial que aparecem de vez em quando na pátria mãe à espera de uma vaga num dos seus navios, ou você pode treiná-los se possuir dinheiro suficiente.

Existe um quadro onde você de tempos em tempos selecciona um conselheiro, cada um deles uma personagem histórica que vão facilitar-lhe a vida em vários campos.

Interface
Colonization permite o uso do rato e do teclado. É mais um jogo do tipo "Point and Click". Quanto aos gráficos, você não deve esperar grande coisa alem de funcionalidade. Eles não tiveram grande evolução em relação ao Civilization. Na época em que foi lançado não havia desculpa para não possuir gráficos SVGA. Com relação a inteligência artificial do jogo podemos dizer que não há grande variação da dificuldade em relação ao nível que você escolhe, além da velocidade com que o computador executa os comandos.

Pouca paciência ?
Para aqueles que acabam por perder a paciência e gostariam de acabar o jogo podemos activar um menu de cheats do próprio jogo . Devemos editar o ficheiro MENU.TXT onde devemos procurar por @PEDIA e colocar um ";" antes. Depois disso vocês podem chutar os concorrentes do mapa!


Gráficos Som Interesse Total
  14 14 19 16  


Autor Microprose

Sistema recomendado
386DX33 ou melhor. 565k de memória convencional e 4.5Mb de disco.

Download (0.7 MB)
FTP da Games.no 
 

O que acha deste jogo?  Opine no nosso fórum!



Mais análises >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação