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Aqui está um verdadeiro jogo de estratégia em tempo real. Se não gostam do género mais vale passarem ao lado pois neste jogo tudo é estratégia. Para aqueles que gostam, mas pensam que se perde muito do jogo se este for em tempo real, então Gettysburg veio provar o contrário.
O jogo retrata a batalha de Gettysburg no tempo da guerra civil norte americana, transportando-nos de fase em fase através da batalha. Os nossos objectivos são delineados no inicio de cada uma das fases da batalha. Podemos escolher jogar a batalha em si, onde temos de definir as variantes do jogo, ou escolher a opção histórica na qual as várias fases da batalha seguem o rumo histórico.
As opções são várias: cenários aleatórios que aumentam o tempo de vida do jogo; escolher o nível de dificuldade e o tipo de personalidade que o computador pode ter na elaboração da sua estratégia; jogar apenas um dos cenários, ou cenários especulativos que poderiam ter acontecido; escolher por qual dos lados queremos jogar - pelo Norte ou pelo Sul, etc.
Na fase inicial de cada cenário há uma animação que nos dá uma percepção da situação geral e nos diz quais os objectivos a alcançar e de vez em quando vemos bocados de filme retratando a batalha.
Este jogo também permite multiplayer o que só o enriquece.
Gráficos interface e som
Os gráficos são bons. O interface é feito através do mouse e fácil de utilizar. O ambiente sonoro é excelente, dando-nos as músicas da época, o som da guerra e de vez em quando o comentário dos soldados a descreverem a batalha. Estes comentários dão sempre uma vivacidade bastante grande ao jogo.
Como começar?
Sem dúvida é melhor começar pelo tutorial que nos indica passo a passo como controlar cada regimento e cada brigada. Como o interface está muito bem feito sempre que carregam numa unidade, aparecem no fundo do écran todas as ordens que podemos dar a essa unidade. A escolha da dificuldade e das opções faz-se no ínicio de cada batalha e depende de cada jogador.
Dicas
O mais difícil deste jogo é ter atenção a todas as unidades no meio da batalha. Muitas das vezes é mais útil movermos as tropas em brigada através do Comandante pois é uma maneira de termos as nossas linhas organizadas. Não ponham uma Infantaria à frente de outra Infantaria pois a de trás não poderá combater e estarão a desperdiçar uma unidade. Como todos os cenários tem um tempo estipulado, o tempo é um elemento essencial e ocupar uma posição estratégica mais depressa que o inimigo pode significar a vitória. Tenham em atenção quando fazem uma carga, se o fizerem contra uma unidade sem terem apoio de Artilharia ou de outra unidade de Infantaria próxima o mais provável é desgastarem as vossas unidades sem necessidade.
Outro factor de grande importância é ao moral das vossas unidades, ele é que determina a condição das tropas para lutar. Se o moral estiver quase a zero as tropas provavelmente fugirão caso entrem em batalha. Gravem o jogo para o caso de quererem voltar atrás.
Este é, sem dúvida, um jogo que nos deixa a pedir por mais. Esperemos que Sid Meir's não fique por aqui e nos dê mais batalhas, e não só da guerra civil norte americana.
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Gráficos |
Som |
Interesse |
Total |
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Autor
firaxis
Sistema recomendado
IBM PC, Pentium 90MHz, Windows 95, Resolução 256 cores, 800 x 600, 16MB de memória, 50MB de espaço de disco duro.
Download (10.7 MB)
Games Domain |
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