DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
Império das Formigas é um jogo, até certo ponto, elucidativo ao retratar a organização e o modo de vida de um formigueiro.
 
  Links relacionados
Playgames

Império das Formigas

Microids

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  20/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Império das Formigas
 
  imagjogana100 picture Baseado no romance de mesmo nome do autor Bernard Werber, Império das Formigas não só é um jogo de estratégia como também é uma simulação, onde o jogador toma o controlo de uma colónia de formigas tendo de fazer a gestão de vários pontos importantes para o crescimento, manutenção e defesa da colónia.

Império das Formigas é um jogo elaborado pela Microids e cuja versão integral em português é distribuída no nosso país pela Playgames.

Construindo um formigueiro
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem504".] Podemos classificar Império das Formigas como um jogo de estratégia em tempo real e uma simulação, estratégia no que diz respeito a controlar grupos de formigas em combate, recolha de recursos como comida e materiais para construção do formigueiro, etc., e simulação no que diz respeito ao formigueiro em si, com várias pontos que caracterizam um formigueiro real, onde cada tipo de formigas tem uma função que deve ser monitorizada e ajustada de acordo com a necessidade.

Basicamente o jogo possui dois pontos de vistas principais: o interior do formigueiro onde estão as diferentes divisões como o quarto da rainha, área onde se armazena comida, a área de postura dos ovos, etc.; e o exterior do formigueiro, área onde as suas formigas operárias recolhem alimento e materiais de construção, e onde as suas formigas guerreiras protegem o formigueiro ou atacam diferentes presas.

As formigas operárias seguem as suas tarefas de recolha de alimento e materiais automaticamente, no entanto existe um menu onde o jogador pode distribuir as operárias por diferentes tarefas como cuidar da rainha, cuidar dos ovos, da sala dos pulgões (onde as formigas os mungem para extrair a mielina, que serve de alimento), entre outras funções.

Interface de jogo e missões
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem505".] Império das Formigas apresenta o usual interface de utilização do rato, seleccionando uma ou várias formigas e clicando no ponto para onde o jogador deseja conduzi-las. Uma série de menus permite o controlo de várias funções sendo um tanto ou quanto confuso de início. Mesmo depois de passar pelos tutoriais (o que é recomendado) o jogador poderá ainda ter aquela sensação de ''onde clico agora?'', mas com um pouco de paciência e ao fim de alguns jogos acabará por se acostumar ao interface.

O jogo apresenta 11 missões em singleplayer, tendo cada uma objectivos diferentes. Apesar disso, cada uma delas acaba por ter um princípio semelhante no que diz respeito à recolha de alimentos e material para o crescimento do formigueiro, para depois então ter ''potencial'' para realizar o objectivo. Como exemplo, um deles poderá ser capturar um formigueiro inimigo, pelo que um número considerável de formigas guerreiras será essencial para o sucesso.

Com o avançar das missões, novas ''unidades'' são introduzidas para utilização, desde uma formiga guerreira que ''cospe'' ácido nos inimigos até aos coleópteros, insectos voadores que têm a função de transportar grupos de formigas até um determinado ponto do mapa onde são largadas.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem508".] Apesar de ser interessante os diferentes tipos de formigas apresentados, Império das Formigas acaba por fugir um pouco da realidade dos formigueiros ao apresentar tantos tipos diferentes de formigas dentro da mesma espécie. É neste ponto que parece estarmos diante de uma comum estratégia em tempo real, onde os soldados, tanques e aviões, encontram-se ''disfarçados'' de formigas.

O jogo suporta o modo multiplayer, mas não possui um serviço de matchmaking, que possibilita encontrar outros jogadores na Internet que queiram jogar uma partida, podendo juntar-se até oito jogadores no mesmo jogo.

Gráficos 3D
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem506".] Império das Formigas apresenta gráficos 3D muito bons que caracterizam de boa maneira o mundo do ponto de vista das formigas, com a visão externa do formigueiro apresentando enormes flores, pedras, etc., tudo numa dimensão proporcional aos pequenos insectos. O jogador pode utilizar a função de zoom para aproximar ou afastar a visão do jogo, podendo ainda rodar o mapa à vontade, tendo inclusive um ícone no topo do ecrã que permite retornar à visão tendo o norte na parte superior.

Dentro do formigueiro as mesmas funções de visualização são possíveis, podendo o jogador visualizar as salas e túneis de comunicação que formam o seu formigueiro. No entanto isto pode vir a se tornar um tanto quanto confuso se o formigueiro crescer em demasia, uma vez que no interior ele pode ter um máximo de dez andares e 136 salas.

O ambiente sonoro retrata bem o ambiente de uma floresta ou jardim, com o constante barulho dos insectos e pássaros a cantar, e interessantes barulhos que se assemelham a batalhas de espada quando as suas formigas guerreiras entram em combate.

Resumo
Império das Formigas apresenta a característica bastante interessante, e até certo ponto elucidativa, de retratar o mundo das formigas, com a sua organização social muito bem definida e suas divisões de tarefas. É um jogo interessante não só por este ponto, mas também pelo seu conteúdo estratégico.

Mas abstraindo-se deste facto e considerando o jogo num ponto de vista global, vemos que em muito segue a velha fórmula utilizada em jogos de estratégia em tempo real como Command and Conquer e Warcraft.





Gráficos Som Interesse Total
  18 14 15 15  


Autor: Microids
Sistema recomendado: Pentium II 350MHz, Windos 95/98/2000, 64MB de RAM, 200MB de disco, Aceleradora 3D
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação