DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

3 Set 2002 por Armindo Silva  
Grécia: videojogos podem levar à prisão

Uma nova lei que entrou em vigor na Grécia, em Julho, proíbe a utilização de jogos, tanto em mecanismos portáteis como os Game Boys assim como nos computadores pessoais domésticos e telemóveis.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Introdução ao Mp3 18 Out 2002

Os Jogos 18 Out 2002

A Utilização do Terminal Remoto 18 Out 2002

Linguagem Java – Conceitos Básicos 19 Out 2002

 

 

Uma nova lei que entrou em vigor na Grécia, no passado mês de Julho, está a causar polémica junto dos jogadores dos videojogos; pois, segundo a mesma, é expressamente proibido utilizar jogos electrónicos, tanto em PCS como consolas, Game Boys e telemóveis, em locais públicos ou privados.

A justificativa para a implementação desta lei é evitar a proliferação do jogo ilegal, depois do governo grego ter admitido, em Fevereiro, que era incapaz de diferenciar os videojogos inofensivos daqueles que podem ser utilizados para actividades ilegais.

Os infractores da lei 3037 poderão pagar multas que variam dos 5.000 aos 75.000 euros, e ainda poderão ser condenados a prisão por períodos que podem ir até um ano.

Os Cyber Cafés, por exemplo, poderão continuar a funcionar normalmente, mas não poderão permitir a utilização de jogos, mesmo os mais simples como o xadrez. Caso um utilizador seja descoberto a jogar num Cyber Café, não só o proprietário é multado como o estabelecimento é fechado.

Entretanto, já estão a surgir movimentos contra a lei, como o protesto que está a ser organizado pela empresa de jogos Reload Entertainment, que se viu obrigada a cancelar um torneio devido a aplicação da lei.

Petros Tipis, funcionário da empresa, afirmou, em comentário à ZDNet, que a indústria dos jogos grega planeia levar o problema aos tribunais europeus, caso um julgamento que acontecerá na semana que vem na Grécia venha a considerar o réu culpado de violar esta lei.


 

Tecnologia Tecnologia

HP com software de impressão para aparelhos wireless

Apple poderá utilizar processador da IBM


Software Software

Tifny 3.804: downloads dos newsgroups Usenet

Symantec anuncia Norton System Works 2003


Jogos Jogos

Football Mania: parceria Electronic Arts e LEGO Interactive

Just Fligth com cenário fotorealista para o FS2002


Ciência Ciência

Grande buraco negro no centro da Via Láctea

Novo tratamento para a doença de Parkinson?


E-business E-business

Pressplay e MusicNet com mais acordos com editoras

Philips irá terminar com divisão de componentes


Telecomunicações Telecomunicações

Intel com novos chips XScale para telemóveis

Optimus com serviço SMS Pro para empresas e profissionais