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4 Dez 2001 por Armindo Silva  
Flight Simulator 2002

A nova versão do conhecido simulador de voo da Microsoft já se encontra entre nós, apresentando várias melhorias gráficas, além da introdução, pela primeira vez, do controlo de tráfego aéreo.

 

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Na passada semana chegou a Portugal o Flight Simulator 2002, a nova versão da série de simuladores de voo da Microsoft. Este apresenta várias melhorias em relação à versão 2000, com gráficos melhorados e com algum ganho no frame rate, o que não dá aquela sensação de ''saltos'' na imagem.

Mas uma das principais diferenças, e reclamada por muitos entusiastas do voo virtual, é a introdução do Controlo de Tráfego Aéreo, antes só possível através de add-ons. Mas este inclui tráfego nos aeroportos e suas redondezas, assim como em voos de longo curso.

Frente à concorrência

No meio dos entusiastas da simulação aérea virtual as opiniões sobre o Flight Simulator têm divergido. Alguns achavam a simulação aérea bastante realista, quando outros achavam que os cenários, apesar de podermos voar pelo mundo todo, eram pobres e sem vida, limitados à apresentação do terreno.

Deste modo, concorrentes no mercado como o Flight Unlimited ofereciam gráficos mais apelativos, embora dentro de uma área restrita como a zona de São Francisco, acabando por ganhar alguma popularidade, especialmente devido ao tráfego aéreo implementado na simulação.

Mas com o Flight Simulator 2002 a Microsoft quis garantir a sua hegemonia, tendo tratado esta nova versão com um maior cuidado, atendendo a certos pormenores não existentes na versão anterior.

Gerador automático de terrenos

Para colmatar a pobreza de detalhes nos cenários da versão anterior, a Microsoft elaborou um sistema que gera automaticamente terrenos, vegetação, construções e texturas, semelhantes às do mundo real. Isto acontece à medida que vamos voando pelos cenários.

Mas mesmo os cenários com concentrações urbanas, como o caso de Nova Iorque, Chicago, Paris e outros, foram melhorados. Para além de apresentarem modelos das construções mais conhecidas como o Arco do Triunfo em Paris, ou o Empire State Building em Nova Iorque, outras construções foram adicionadas, tornando o cenário urbano mais completo e realista.

Pontos geográficos conhecidos também são apresentados com bastante detalhe, como é o caso do Grand Canyon, os Alpes Suíços, ou ainda o famoso Monte Rushmore, que apresenta a esfinge de presidentes norte-americanos.

O número de aeroportos aumentou na edição 2002 do Flight Simulator, tendo sido acrescentados cerca de 1.000 novos aeroportos, dando-nos um total superior a 21.000 aeroportos disponíveis em todo o mundo, com os mais importantes apresentando riqueza nos detalhes.

Entre os efeitos especiais destaca-se a representação das águas, que agora apresentam um movimento mais realista, com ondulações e efeitos de onda nas costas. Além do fumo que sai das rodas dos aviões quando aterram, e os rastos de fumaça deixados pelas aeronaves a jacto em grandes altitudes.

Os efeitos climatéricos também foram alterados, apresentando um maior realismo ao nível das formações nebulosas, com nuvens mais bem definidas segundo os variados tipos, além dos efeitos de neve, nevoeiro e chuva.

Cockpits 3D virtuais

Em relação aos aviões disponíveis, o Flight Simulator 2002 disponibiliza modelos que vêm de anteriores versões, como o Sopwith Camel, o planador Schweizer 2-32 e o Extra 300S, passando pelas versões dos Cessnas além dos jactos comercias de longo alcance e o jacto executivo Learjet 45.

Foram introduzidos dois novos modelos na versão Standard do simulador, nomeadamente o avião anfíbio Cessna 208 Caravan, que possui interessantes efeitos quando pousamos na água; e o Boeing 747-400.Na versão profissional do simulador foram introduzidos o Beech Baron 58 e o Cessna Grand Caravan.

Uma adição interessante ao FS2002 é a existência dos cockpits virtuais 3D das aeronaves, com os instrumentos funcionais. Agora os pilotos virtuais poderão ''olhar'' à volta do cockpit sem perder de vista os dados dos instrumentos de voo, ao mesmo tempo que podem ver os comandos da aeronave a movimentarem-se consoante os comandos que damos no teclado ou no joystick.

Na opção do cockpit virtual também é disponibilizado aos ''pilotos'' opções de zoom.

Controlo de Tráfego Aéreo

Sem dúvida que a principal atracção no FS2002 é a introdução do Controlo de Tráfego Aéreo (ATC - Air Traffic Control). Esta foi sempre uma das características que fazia falta nas anteriores versões, onde os pilotos virtuais viam os seus pedidos de pouso e descolagem sempre atendidos, e os aeroportos com algumas aeronaves que faziam sempre os mesmos percursos e com pouca credibilidade.

Mas agora, o ATC trás mais vida para o jogo, apresentando um menu de comunicação com os controladores com um nível bem realista. O nível de detalhe é tal, que a Microsoft incluiu um manual em formato PDF com 71 páginas, exclusivamente dedicado ao Controlo de Tráfego.

O manual apresenta noções básicas de ATC e terminologias utilizadas, assim como algumas diferenças em relação ao Controlo de Tráfego Original. Por exemplo, no ATC do FS2002 não nos é dada a possibilidade de declarar uma situação de emergência para uma aterragem forçada.

O sistema tem uma precisão muito boa, tendo sempre conhecimento da posição da aeronave pilotada pelo jogador, alertando-o para o tráfego aéreo nas imediações e fornecendo orientações para pouso, descolagem, e direcções de voo.

Os próprios aeroportos apresentam aeronaves em movimento nas pistas de táxi e nas rampas, podendo o piloto virtual ter de ''esperar'' pela sua vez de descolar junto à cabeceira da pista. No espaço aéreo à volta dos aeroportos também existe tráfego, assim como nas rotas de longo curso a grandes altitudes.

Curso virtual de pilotagem

Como na anterior versão, o FS2002 apresenta uma série de vídeos apresentados por John e Martha King que preparam os menos informados com as noções básicas de voo. Neste ponto, a Microsoft colocou uma boa dose de informação, que pode ser reforçada com os completos manuais disponíveis a partir do jogo.

Mais uma vez, o internacionalmente conhecido instrutor Rod Machado presta sua voz (na versão em inglês do FS2002) para o instrutor de voo, que acompanha o aluno ao longo de várias lições interactivas. Para os mais ''profissionais'', as lições podem ser estendidas para além do curso de piloto privado, passando pelo voo por instrumentos, indo até ao curso de piloto de linha aérea.

Conclusões Finais

Não há muitas dúvidas em relação à qualidade do Flight Simulator 2002, que podemos classificar como ''o simulador de voo'' para os entusiastas da aviação que não puderam tirar o curso de piloto, ou mesmo para pilotos que queiram ''curtir'' uma navegação virtual de vez em quando.

O motor gráfico do jogo foi melhorado, apresentando um melhor frame rate, mas o carregamento de cada voo é um pouco mais longo. Segundo a Microsoft, o sistema mínimo recomendado passa por um Pentium II 300 MHz, mas para tirar o maior partido da beleza gráfica, sem dúvida que é necessário uma máquina mais poderosa.

Um ponto negativo é a não existência do Manual do Piloto na sua forma física. Tanto a versão Standard como a versão profissional do Flight Simulator 2002 apresentam apenas um livrinho guia, com todos os manuais existentes em formato electrónico em ficheiros PDF. Esses manuais podem ser vistos no interior do jogo, ou fora dele com o Acrobat Reader. E para quem quiser gastar tinta na impressora, pode-se imprimi-los.

O Flight Simulator 2002 apresenta três CDs de instalação, que agora vêm numa caixa de cartão.
Apesar da não existência do Manual em papel e da caixa em cartão, o preço do simulador não desceu, quando comparado com a anterior versão aquando do seu lançamento. A versão Standard custa cerca de 12.000 escudos, e a versão Profissional ronda os 16.000 escudos.

De qualquer forma, apesar destes pormenores, o Flight Simulator 2002 é um requisito obrigatório para os amantes da aviação.


 

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