DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

16 Ago 2002 por Paulo Jorge Dias  
Quebra na venda de CDs não se deve só à pirataria

Um estudo da Forrester defende que a pirataria não é a principal causa da quebra nas vendas de CDs e considera que a indústria discográfica está a explorar mal o mercado de música digital.

 

Relacionados Relacionados

Pressplay já dá música

Indústria discográfica com armadilhas peer-to-peer

MusicNet no "ar"

Audiogalaxy chega a acordo com a RIAA

Indústria discográfica acusada de anti-competitiva

Listen.com vai distribuir música da Universal


DIGITO Formação Digito Formação

A Ligação à Internet 20 Fev 2003

Introdução à Internet 20 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003

Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003

 

 

As vendas de CDs sofreram uma quebra de 15 por cento, no ano passado, mas a pirataria e as cópias ilegais adquiridas pela Internet não são a causa principal dessa descida.

A ideia é defendida num estudo efectuado pela consultora Forrester Research, que aponta como razões principais para os maus resultados do sector as vendas através de outros meios de comunicação e o mau momento da Economia em todo mundo.

Os analistas da Forrester consideram, aliás, que a indústria discográfica está a fazer uma exploração deficiente do segmento de música on-line, não aproveitando o elevado potencial deste mercado.

As empresas do sector são acusadas de não facilitarem aos consumidores os processos de busca, cópia e pagamento de música através da Internet, factores que impedem aquela indústria de melhorar as suas vendas on-line.

Como resultado, estão a desaproveitar um mercado que, segundo os indicadores revelados no estudo, poderá gerar rendimentos na ordem dos 2 mil milhões de dólares em 2007, quando no ano passado se ficaram pelos 3 milhões de dólares.

No final de 2001, cinco dos maiores distribuidores de música lançaram-se no mercado de música digital, com os serviços Pressplay e MusicNet, que pretendiam concorrer com as redes de troca de ficheiros como o Napster ou Audiogalaxy. Mas os resultados no primeiro meio ano ficaram aquém do que fora previsto, tendo os responsáveis pelo serviço Pressplay anunciado, no final de Julho, que iria efectuar alterações no seu modelo de negócio.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China